sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Determinação da velocidade do som


Este artigo descreve como podemos determinar a velocidade do som a partir de um software de analise sonora (versao demo) e canos de PVCs de tamanhos diferentes.

Roteiro R4- Tubos sonoros

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Notas musicais: Violão

Este arquivo oferece a mesma nota musical para cordas de diferentes espessuras.Verifique o timbre de cada corda a contribuição para frequencias altas deve ser maior para cordas mais espessas ou menos espessas?Tambem é possivel comparar a mesma corda com notas diferentes. Analise o espectro com o Gram V6 disponivel aqui neste blog -Clique aqui para baixar o GRAM V6 (versao demo)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Roteiro R2- Analise de Fourier

Para ter acesso ao roteiro clique no icone abaixo

Mais um simulador FFT - Um jogo bem legal


Este simulador desenvolvido pelo pessoal do PHET, permite construir um sinal a partir de suas componentes de Fourier. Entre na opçao "jogo" e tente reproduzir o sinal!!
Para ter acesso a este simulador clique aqui

Mais um simulador FFT - Fourier


Este simulador permite observar o sinal resultante da superposição de componentes de Fourier com diferentes amplitudes. Voce pode verificar como se dá a contribuição para diferentes sinais, tais como dente de serra, quadrado, retificado,. dentre outros.

Analise de Fourier - Um applet

Fixe o valor de frequencia e adicione os harmonicos. Funçoes seno e cosseno. Verifique como estes harmonicos interferem no "som" e no sinal observado. Compreenda o timbre dos diferentes instrumentos! Construa o seu Timbre!
Divirta-se aprendendo Física!
Autoria: Hwang Fu - Kwun
Site de referencia: http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=17


Site de referencia
http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=17
Autoria Hwang Fu - Kwun